Quem sou eu

Alguém que prefere usar as palavras à usar as pessoas.

segunda-feira, junho 19, 2006

Reciprocidade

Longe dos pescadores os rios infindáveis vão morrendo de sede lentamente...
Eles foram vistos caminhando de noite para o amor
Oh, a mulher amada é como a fonte!
A mulher amada é como o pensamento do filósofo sofrendo
A mulher amada é como o lago dormindo no cerro perdido

Mas quem é essa misteriosa que é como um círio crepitando no peito?
Essa que tem olhos, lábios e dedos dentro da forma inexistente?

Pelo trigo a nascer nas campinas de sol
a terra amorosa elevou a face pálida dos lírios
E os lavradores foram se mudando em príncipes de mãos finas
e rostos transfigurados...

Oh, a mulher amada é como a onda sozinha correndo distante das praias
Pousada no fundo estará a estrela, e mais além.

(Vinícius de Moraes)

Quando li esse poema, inevitalvemente lembrei do Livro Bíblico, Cânticos*

...Por detrás do teu véu,
Os teus olhos são como pombas!
Teus dentes são como um rebanho de ovelhas tosquiadas que sobem do banho
Teus lábios são como fios de púrpura
E graciosa é tua boca!
Tua me fazes delirar, minha irmã, minha esposa,
Tu me fazes delirar com um só dos teus olhares,
Com um só colar de teu pescoço!...

(Cânticos, 4; 1,2,3,9 – Os encantos da Esposa)

Até então esse era o único lugar que eu havia lido poemas líricos a respeito do amor correspondido.
Isto, porque a maioria dos líricos escrevem nos momentos de tristeza ou decepção amorosa. Por este fato, há quem diga que os melhores poetas são os que sofrem.
Mas os casos acima demonstram que há exceções. O livro dos Cânticos é inteiro uma declaração de amor mútuo do rei Salomão e sua esposa. Já Vinicius, quando diz “mas quem é essa...que tem olhos, dedos, lábios, dentro da forma inexistente.” Ele mostra que ela não é apenas sonho, mas é uma realidade dentro do abstrato (amor).

Mas quem gosta da reciprocidade porém não curte muito esse lirismo exagerado, não precisa se sentir deslocado dos fatos.
Até Lulu Santos já teve sua experiência rara de amor correspondido e traduziu em uma linguagem bem simples...

Ela demonstrou tanto prazer
De estar em minha companhia
Que eu experimentei uma sensação que até então não conhecia
De se querer bem,

se querer quem se tem!
E ela me faz tão bem, ela me faz tão bem...

E quem disse que o belo não pode ser real?

* Em algumas Bíblias este livro é conhecido como Cânticos dos Cânticos, ou ainda como Cânticos de Salomão.


Nenhum comentário :