Quem sou eu

Alguém que prefere usar as palavras à usar as pessoas.

terça-feira, junho 13, 2006

E você, no que acredita?

Eu acredito em Milagres.
E como não acreditaria?
Desde pequena minha mãe procurou me ensinar sobre a fé como a coisa mais importante da vida. Ela sempre me dizia:
Quando você tiver dúvidas, eu te darei as respostas, mas se um dia eu não souber responder, Papai do Céu vai responder pra você!
Pra uns, pode parecer coisa de criança, para outros, bobagem, mas para as pessoas que, como eu, cresceram vendo milagres acontecerem bem embaixo do nariz, vão saber exatamente o que isso quer dizer.
Meus pais são potiguares. Não preciso nem dizer que foram criados em meio a dificuldade e miséria. Meus avós paternos foram embora do Nordeste quando meu pai ainda tinha apenas 1 ano, levando embora meus 11 tios. Meu pai foi criado pela avó e longe de sua família. Já minha mãe foi criada ao lado da família e viu 8 dos seus 14 irmãos morrerem de fome. Isso criou na minha mãe um trauma muito grande. Quando minha mãe casou, a única coisa que ela pediu pra Deus foi:
_ Meu Pai, pros meus filhos nunca deixe faltar o pão, ou então não me deixe ter filhos.
Até os meus 6 anos eu tive de tudo. Não digo luxo, mas o necessário nunca faltou. Aos 7 meus pais ficaram desempregados. Minha mãe virou faz tudo. Fazia roupas, salgadinhos, geladinho, tempero pronto, tudo pra vender. Eu, meus pais e meus irmãos éramos os vendedores. Era até engraçado de ver aquele projeto de gente, com uma caixa de isopor quase que maior do que eu, batendo de porta em porta pra vender salgadinhos e afins. Mesmo com todo o esforço de todo mundo, um dia minha mãe se viu com três filhos, um armário e uma geladeira vazia. Do jeito que ela estava mesmo, ela falou na cozinha, meio que pensando alto.
_É meu Deus. Hoje o Sr. deixou faltar.
Ela continuou ali parada e meu pai desceu pro porão, onde era a oficina de costura improvisada da minha mãe. Voltou com duas notas na mão. Não me lembro quanto era, nem que dinheiro era na época. Meu pai sempre foi de ouvir muito e falar pouco. Só me lembro de ouvi-lo falar, “Maria, isso estava embaixo da porta” e depois a minha mãe chorando com o dinheiro na mão.
Tinha muita gente que nos devia uns trocados ou outro, das coisas que nós vendíamos muitas vezes “fiado”. Então pode ter sido de alguma coisa assim, mas o fato é que o “pagante” nunca apareceu. Pra muitos pode ter sido apenas coincidência. Mas pra minha mãe, que tinha três filhos pequenos e um armário vazio, foi um milagre indiscutível.
Essa é apenas umas das coisas que eu já vi acontecer, e o porquê de quando as pessoas vêem falar de coincidências pra mim, eu nem escuto e porque eu acredito tanto na fé.
Há algumas semanas, uma amiga desabafou comigo. Ela havia entrado com um processo de “justa causa” contra uma empresa onde ela havia ficado quase louca de trabalhar lá, e eles se recusavam a mandá-la embora ou fazer qualquer acordo. Só que a única testemunha que ela tinha, que era inclusive uma “amiga” dela, desistiu de depor na última semana antes da audiência. Ela tinha uma semana pra procurar alguém que pudesse e aceitasse testemunhar, caso contrário ela perderia todo o tempo de serviço, ficaria com uma justa causa na carteira, seria condenada a pagar uma multa pra empresa e caso não tivesse como pagar, poderia ser presa. O que eu, como amiga podia dizer ouvindo tudo isso? Dizer que eu estava vendo uma solução, quando eu mesma não via nenhuma? Eu só perguntei: Você acredita em Deus? Ela respondeu que sim. Aí eu completei: Então acredite em milagres. Ela já veio com um, mas, Denise...
Eu a interrompi com a mesma pergunta e dei à mesma resposta. Ela ficou em silêncio. No dia seguinte à tarde me ligou chorando, só que dessa vez de felicidade.
“Denise, eu encontrei uma testemunha...”
Hoje de manhã, outra amiga me ligou que acabava de ficar desempregada. Casou a quatro meses, tem uma filha pequena e está enfiada em “trocentas” dívidas. No meio do desespero o primeiro culpado é Deus de novo.
_ Por que tantas pessoas ruins, que fazem o mal, Deus permite que eles tenham tudo? Por que Deus deixou isso acontecer justo comigo?
Eu só perguntei se ela lembrava de quantas vezes ela mesma tinha me visto no fundo do poço, quantas vezes ela mesma achou que eu não tinha nenhuma saída, e quantas vezes esse mesmo Deus tinha me levantado de uma forma que ninguém esperava.
Outra vez, o silêncio foi a resposta.
Alguns minutos antes de eu começar a escrever esse texto, eu recebi uma ligação.
_Denise, você conhece alguém que tenha postura e conhecimento pra trabalhar na área de compras, mas que aceite um salário um pouco abaixo do mercado de início?

É por estas e outras que eu não troco nem um minuto da minha vida, pela vida inteira de alguém que diga. Eu não acredito em milagres!

3 comentários :

Naomi disse...

Oie Denise passei aki pra te dar um oi e visitar seu blog,spois passa no meu tbm ta,bjao!!!

Anônimo disse...

dê...é por essas q torno minhas estas palavras " eu tiro o chepéu p/ vc "...
obrigada por me citar.. e obrigada ainda mais, por aumentar a minha fé...
valeu por tudo...de coração...vc sabe...
beijocas

Anônimo disse...

dê...só posso dizer..obrigada por me citar...e obrigada por aumentar minha fé...de coração...vc sabe...