Quem sou eu

Alguém que prefere usar as palavras à usar as pessoas.

segunda-feira, julho 31, 2006

O inhame de urtiga

Alguém aí gosta de inhame?
Eu gosto! Na verdade, eu amo!
Já dizia Lulu Santos que "todo mundo espera alguma coisa de sábado à noite. Bem no fundo todo mundo quer zoar."
Eu como não sou diferente de ninguém, já tinha combinado de sair, apesar de estar lisa e dura.
Sábado tinha esfriado muito e minha mãe aproveitando, o frio, juntamente com minha vontade esquisita de cozinhar que tem me dado nesses últimos tempos (fiz dois bolos no sábado), juntamente com os inhames que meu pai tinha colhido no quintal, pediu para eu fazer uma sopa antes de sair.
Eu nunca fiz sopa de inhame na vida. Já comi várias, mas fazer que é bom, nada.
Mas, aproveitei meus dias de esquisitice, arregacei as mangas e lá fui eu, descascar os inhames.
Começo a descascar um, depois dois e minha mão começa a pinicar.
Paro um pouquinho, lavo a mão, começo a descascar novamente e minha mão insiste em pinicar.
Uma pinicada aqui, outra ali e já começa a me incomodar um pouco.
Eu pergunto pra minha mãe, que é bem mais experiente que eu em descascar inhame:
- Mãe, é normal inhame dar coceira?
Minha mãe, responde que sim, um pouco, então eu penso: Se é normal, ok! E me volto a descascar.
Só que dessa vez, mais rápido pra ver se acabo logo àquela tarefa um tanto... Pinicante!
Vou aumentando a velocidade gradativamente de acordo com a intensidade gradativa com que as pinicadas aumentam. E descasco três, quatro, cinco e de repente não consigo mais me concentrar na tarefa de tanto que pinica. Uma coceira incontrolável que além de me tirar do sério já me faz começar a chorar ao mesmo tempo em que começo esfregar as mãos umas contras as outras de uma forma totalmente irracional.
É quando meu pai corre em minha direção (meu pai, porque minha mãe tinha saído e me deixado sozinha com a perigosa tarefa de cozinhar) e meu pai observa que minhas mãos tinham dobrado de volume além de estarem totalmente púrpura!
Meu pai pensou rápido:
- Denise, some pra Santa Casa!
E eu, chorando (berrando na verdade), me coçando, ainda tento ligar pra avisar minha amiga que meu sábado inhamou, esta não atende e eu já totalmente descontrolada, pego minha bolsa, pulo na minha bike cecizinha, querida amiga de todas as horas e corro pra Santa Casa.
Chegando lá pergunto pro moço da recepção se tinha médico.
O dito cujo, totalmente desnaturado me responde que tinha mais ele estava atendendo uma emergência. É lógico que a coceira não me deixava pensar como é que podia ter uma emergência mais emergente do que a minha própria coceira. Então eu comecei a chorar compulsivamente e falar pro rapaz peloamordedeus me chama o médico que eu vou morrer!
O infeliz calmamente me pergunta do que eu ia morrer e eu gritamente respondo:
- DE ALERGIA A INHAME!
O infeliz fez menção de que ia começar a rir então eu muito rapidamente mostrei minhas mãos pra ele.
Nesse momento, ele arregalou os olhos pro tamanho da minha mão e começou a bater minha ficha, nem pediu meu documento (ainda bem, porque na confusão eu tinha esquecido) e já me mandou pra enfermaria.
O problema é que mesmo com a prontidão e a compaixão do atendente pela minha alergia, ele não podia mudar o fato de que só tinha um médico.
Então, continuei lá na enfermaria, chorando e esfregando minhas mãos freneticamente e...chorando!
Do nada, a coceira foi aliviando, a mão desinchou um pouco, dando lugar apenas a uns vermelhões e umas pinicadas aleatórias. Enfim...o médico desceu, perguntou o que tinha acontecido, eu mostrei minhas mãos, ele viu, olhou meus olhos inchados e me receitou um remédio. Uma injeção na verdade.
Olha! Eu não sei o que ele pensou nem o que ele me aplicou.
Só sei que eu dormi... dormi... e dormi...
Poxa... Só queria certa agilidade pro alívio de minha coceira.
Não precisava me botar pra dormir!Médico exagerado...

51 comentários :

Anônimo disse...

Olá Denise! Faz tempo que você postou esse texto, mas só hoje descobri que sou alérgico a inhame também. Pinica demais....!!!

Minha história não foi como a sua pois os homens são mais medrosos e desistem logo! Minha mãe é que ficou sem alguém pra ajudá-la na cozinha...

Leandro, Rio de Janeiro .

Patrícia Temporal disse...

Oi Denise,
A minha história aconteceu no domingo e não cheguei à ir ao hospital, mas é ruim demais! A mão coça muito! Mas o engraçado é que eu já cancei de descascar inhame e nunca tinha me acontecido isso... vai entender...

Patrícia, Rio de Janeiro.

Unknown disse...

Oi Denise.. procurei por "alergia a inhame" no google e acabei aqui no seu blog.
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo mas tomei um anti-alérgico imediatamente e a coceira foi passando aos poucos.. agora estou com medo de comer o purê de inhame que fiz. Vc chegou a comer o inhame que te deu a alergia ? O médico te disse exatamente a quê eh a alergia ? À casca ou ao inhame mesmo ??
Obrigado pela atenção!
Felipe
(santiagofelipe@gmail.com)

Unknown disse...

Obrigado pela resposta !!
Fiquei desesperado na hora... mas depois comi e deu nada..

Unknown disse...

ola Denise!
estava eu procurando no google alergia ao bentido inhame e cheguei aqui...
sou apaixonada por caldos.. e caldo de inhame nao fica fora disso.. no entanto, pela terceira vez que como o tal e acordo totalmente inchada....
a primeira vez eu nem me toquei q podera ter sido o bendito, no outro dia q minha mae foi recordar o que eu tinha comido..imagine vc q acordei tao inchada q quase nao conseguia abrir os olhos...(parecia uma japonesa..)
ontem mais uma vez tomei caldo de inhame...e hj to aq toda inchada de novo e procurando algo sobre o ocorrido na net!!! aff....
agora coceira eu nao sinto ao descascar o infeliz....
vai entender.... sempre comi inhame e isso nunca aconteceu... agora o caldo..haa... ja viu...

Anônimo disse...

Também tenho o mesmo problema em descascar inhame só que pinica as mãos e também os braços,uma sensação simplesmente horrorosa,paço tudo o que vem na minha cabeça é vinagre,alcool,pomadas e nada adianta.

Denise disse...

Pessoal...descobri um remédio depois de tanto sofrimento...para a alergia alimentar não sei. Mas para a reação alérgica é só descarcar o inhame em uma bacia com água e um pouco de sal!
:D

Daniele disse...

Oi muito bom seu relato,atravéz dele descubri o que aconteceu comigo,pois descasquei inhame abobora e mexi com espinafre,fiquei com uma coceira horrivel,e já estava botando a culpa no espinafre,uma vez que eu nunca senti isso com inhame e era minha primeira vez mexendo com espinafre,por sorte só descasquei um senão iria parar na emergência tb!!!

Anônimo disse...

Acabei de descobrir que tb sou alérgica lendo o seu relato...Ninguém merece...

Unknown disse...

Tb nunca tive isso, sempre descasquei inhame e nunca me deu nada....hj, comecei a descascar e minhas mãos, meus pulsos e meus braços começaram a coçar, pinicar, vermelhidão e inchou um pouco...fiquei preocupada!! Já tomei um antialérgico joguei o inhame fora, fiquei com medo de come-lo....achei esse blog, e vi que isso acontece com frequencia...obrigada pela ajuda de vcs...kkk

Anônimo disse...

hj fui descascar inhame, deu uma coceira horrívél nas mãos, corrí pra internet, pra ver se isso era normal, fiquei mais tranquila,quando achei estes comentários até a coceira ja passou, agora vou saborear o meu inhame. tomara q não coce a garganta.valeu pessoal..

Alícia disse...

Acabo de ter a mesma reação apresentada por vcs após descascar o inhame. Coceira nos braços e tal. Passei leite. Já passou.


Bets disse...

A alergia pinicante do inhame é tão desesperadora que todos os que buscam ajuda no Dr. Google acabam no seu blog! Hoje foi a minha vez! Meoooo Deoooosss, como pinica! Nunca mais compro inhame!! Corri pro banho, esfreguei sabonete anti-séptico ( por que CLARO que sou alérgica aos sabonetes comuns!) com bucha vegetal e agora está passando a coceira... Ar condicionado ligado pra ver se o clima frio acalma a pele! Me deu até taquicardia de tanto desespero com a coceira! A vermelhidão está passando... Obrigada a todos por me fazerem ver que sou "normal"! Rsrs

Anônimo disse...

Meu Deus eu tive essa experiência hoje quase morri de desespero passei de tudo, creme álcool lavei com sabonete, detergentes nada não adianta não passa.
É a pior coceira que ja vi na vida.
Depois de uma meia hora vai passando mais é horrível mesmo.

Unknown disse...

Depois de lavar a mão 5 vezes na água fria com detergente e veja, e 1 vez a água quente com sabonete, passei 2 pomadas demartológicas e tomei antialérgico aí melhorou um pouco.

ligiacabo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ligiacabo disse...

Inhame cru efeitos colaterais deve-se ao ácido oxálico que não é prejudicial à saúde, mas ele é o responsável pela coceira provocada quando manipulamos o inhame cru. Por isso antes de tomar o suco com inhame cru faça o teste, se ao descascar o inhame, sentir alguma coceira na mão, significa que você não deve consumi-lo cru e também deve evitar usá-lo na pele (como ingrediente de máscaras caseiras).

Dica Para aliviar a coceira nas mãos depois de descascar o inhame, passe um pouco de óleo ou lave com água bem salgada.

Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia disse...

Aconteceu comigo hoje! Que bom que achei seu texto e vi que não sou a única. No meu caso, usei o inhame cru para fazer uma máscara facial. Passei no corpo antes para testar e morri de me coçar. Foi a pior coceira que senti na vida. Tive que entrar no chuveiro às pressas e passar bucha, mas nada aliviava. Passei álcool e fiquei embaixo do ventilador. Fiquei toda vermelha no pescoço, colo, braços, pernas, um horror! Melhorou... mas agora, 12 horas depois, continuo com coceira. Bem menos, ainda bem, mas não passou totalmente.

Anônimo disse...

Já tinha descascado inhame antes e não tinha me dado nada..Hoje resolvi descascar numa bacia com água pra não ficar com a mão gosmenta. Pra que? espalhou o treco no dorso da minha mão e no meu pulso. vi estrelas, gritei, chorei. Só o tempo resolveu mesmo...Mas pelo que andei lendo NÃO é alergia, é um composto que alguns tipos de inhame têm (se ingerido cru pode até matar!), um ácido, formado por umas micro agulhas...Mas depois de cozido ele se desfaz.Enfim, da próxima vez vou usar luvas com certeza.

Anônimo disse...

Minha mae acabou de ter a mesma alergia, e ela passou uma pomada dexametazona e tomou um antialergico, loratadina, e já comecou a passar. obrigado a todos

Anônimo disse...

Nossa, acabei de passar pela mesma. entrei em pânico!
Não vou comer e nunca mais compro inhame.

É uma coceira, irritação e microagulhadas horrível!

Achei que não ia aliviar.

Anônimo disse...

Maldito inhame!!!

Só porque tenho zinhões de coisas para fazer...inclusive terminar p almoço. Deu até sensação de desmaio....só falta a esposa achar que era enrolação rsrs. Não tomei nada de remedio, só lavei as mãos com vinagre. mas deu susto.

Luana disse...

Gente, pelo menos em vcs foi a mão! Li num site que emplastro de inhame é ótimo pra pele e lá fui eu colocar inhame ralado no rosto, pescoço, colo, braços, costas e esperar algo milagroso acontecer. Aconteceu! Fiquei louca sem saber onde coçar primeiro, toda vermelha e embaixo do chuveiro gelado por quase 15 minutos achando que ia surtar. Mas depois que passou, minha pele ficou lisinha mesmo, viu? hahahaha

Unknown disse...

Gente, hoje foi meu dia!!! Isso nunca havia me acontecido!( não é a primeira vez que descasco inhame)Mas hoje foi assustador!!! Obrigada por compartilhar sua experiência,me ajudou muito a compreender o que me havia acontecido.Só preciso saber com exatidão se essa reação alérgica é só ao descascar,ou ingerilo cozido,em purê,ou até mesmo cru batido no suco se também dá.Estou com medo é dúvida.

Unknown disse...

Gente, hoje foi meu dia!!! Isso nunca havia me acontecido!( não é a primeira vez que descasco inhame)Mas hoje foi assustador!!! Obrigada por compartilhar sua experiência,me ajudou muito a compreender o que me havia acontecido.Só preciso saber com exatidão se essa reação alérgica é só ao descascar,ou ingerilo cozido,em purê,ou até mesmo cru batido no suco se também dá.Estou com medo é dúvida.

Unknown disse...

Meus caros, ainda estou besuntada de óleo ao digitar isto. Faz meia hora que ao descascar um inhame (que sobrou da última feira) para fazer uma sopa que vivi o inferno...O mesmo drama que voces... uma pinicação louca nas mãos e braços. Engraçado que nunca me aconteceu, tanto que semana passada fiz sopa com inhame e não deu nada Agradeço as postagens que orientaram sobre lavar com água e sal . Já tomei um antialérgico e diminuiu pela metade o incômodo!

Yvana disse...

Inocentemente descascava alguns inhames para cozinhar e em seguida comecei a sentir coceiras horríveis pelas mãos e braços.Parecia que queimava também e pinicava.Era algo insuportável .Não tinha idéia do que poderia ser aquilo.Estava só em casa.Corri para lavar é nada.Então em meio a aflição pesquisei no google ,se o inhame provocava alergias.Confirmada a suspeita me restava tomar um antiiallergico .Liguei para uma amiga médica e essa recomendou tomar Apis Melifica da homeopatia e passar babosa e que não era para ingerir o inhame.Nunca havia sentido algo tão terrível .Os meus sintomas demoram a passar.Varia muito de pessoa para pessoa.Penso que todos devemos nos certificar antes de utilizar o inhame se não teremos alguma reação,pois sempre comi e nunca tinha sentido nada. Não pretendo comer inhame depois dessa.

Yvana disse...

Inocentemente descascava alguns inhames para cozinhar e em seguida comecei a sentir coceiras horríveis pelas mãos e braços.Parecia que queimava também e pinicava.Era algo insuportável .Não tinha idéia do que poderia ser aquilo.Estava só em casa.Corri para lavar é nada.Então em meio a aflição pesquisei no google ,se o inhame provocava alergias.Confirmada a suspeita me restava tomar um antiiallergico .Liguei para uma amiga médica e essa recomendou tomar Apis Melifica da homeopatia e passar babosa e que não era para ingerir o inhame.Nunca havia sentido algo tão terrível .Os meus sintomas demoram a passar.Varia muito de pessoa para pessoa.Penso que todos devemos nos certificar antes de utilizar o inhame se não teremos alguma reação,pois sempre comi e nunca tinha sentido nada. Não pretendo comer inhame depois dessa.

anônimo disse...

Quase morri depois de comer chips de inhame, assados no forno, por 30 min como mandava a receita. Ficaram deliciosos e crocantes, parecia batata ruffles mas 5 min depois comecei a passar mal. Tive tontura, queda de pressao, a boca, a língua e a garganta incharam, tive falta de ar, fiquei envenenada, mas tudo pinicava, no dia seguinte muita dor na barriga e na bexiga. Fui para emergencia onde me atenderam. Cozido ou cru eu nao quero nunva mais ouvir falar de inhame.

Unknown disse...

O nhame cozido também da reações alérgicas? Minha filhinha comeu e está reclamando de dor na boca, ela é nenê 2 anos e eu usei pra substituir o leite e o ovo já que ela é alérgica a eles. Alguém por favor

Denise disse...

Cássia boa noite. Alergia é algo muito particular.Pose ser isso ou outra coisa. O ideal é procurar o pediatra de confiança ou o pronto socorro mais próximo.Melhoras pra sua pequena.

Unknown disse...

Passei por momentos difíceis após descascar alguns inhames para cozinhá-los! Logo no primeiro comecei a sentir uma coceira nas mãos e antibraços...persisti e a coceira foi se alastrando pelo pescoço, face e abdmome! Assim que terminei de prepará-los, a coceira estava insuportável. Entrei no banho correndo e fiquei muito tempo até melhorar! Quase 1 hora depois ainda sinto os sintomas. Fiz um escondidinho de inhame com carne moída à bolognesa! Só não sei se vou ter coragem de comê-lo, apesar do cheirinho delicioso do prato! Nunca havia sentido isso.

beautylovernice disse...

Ao comer inhame na salada, eu tbm tive essa reação e não é a primeira vez que acontece. Visto que uma vez cozido, quando comi o inhame meu deu coçeiras no rosto e logo veio os calombos como se fosse picadas de inseto. Isso é horrível.

Franck disse...

Minha esposa teve zica e disseram a ela que inhame era bom para melhorar a imunidade. Daí ela passou a pesquisar e,por fim desenvolveu a receita milagrosa do suco de limão com inhame cru.Resultado... até pensei que havia contraido a zica dela. Alergias e impolações por todo o corpo. mas, era o infame,digo;INHAME.

Lucinéia santos disse...

Muito engraçado quando vc fala,meu sábado inhamou,kkkkk hj tou aqui passando pelo q vc passou,mas não foi inhame cru e sim cozido,apenas desconfiada q tenha sido ele,de vez em quando eu como,e nunca tive nada,mas no sábado comi umas duas rodelas e meus lábios começaram a corçar quando foi mas tarde as minhas pernas , braços começaram a publicar e com vermelhidão muito ruim ,já tem hj dois dias assim,mas não melhorou ainda e eu tô tomando Polaramine,se até amanhã não passar irei amanhã na emergência.

Maurício disse...

Hoje fui raspar o inhame e logo em seguida esta coisa começou a me dar uma coceira mortal nas mão e braços. Não sabia que o inhame causava este desconforto dos infernos. Lavei bem as mãos e tomei Polaramine. Joguei esta coisa de inhame fora ! Inhame agora só em fotografia... Chega !!!

Anônimo disse...

Bom dia, hoje pela manhã descasquei um inhame, bati junto com frutas, folha de beterraba e tomei pela manhã. Pouco tempo depois comecei o sentir dor de barriga, com diarreia, assim como coceira no pescoço, axilas, orelha, incluindo um pouco as mãos. Li que provavelmente é o efeito do ácido presente no inhame, devo ter alergia....uma sensação muito ruim

Unknown disse...

O meu é comendo mesmo, nunca havia tido ... agora acordei todo me coçando!!

Unknown disse...

Acredito que a alergia deve dar com ele também cozido ... nunca tive, mas sempre tem uma primeira vez!!
Coçando até a cabeça !

Unknown disse...

Minha filha quando pequena, precisou ficar internada 3 dias. Ficou completamente inchada e rosa choque com edema de glote. A unica coisa diferente que ela comeu foi uma bendita sopa de inhame. Idso ja faz 13 anos e nunca mais dei pra ela. Na epoca nao conseguo fazer os testes alergicos.

Unknown disse...

Comi inhame cozido, e estou passando horrores com pinicação por todo o corpo, não sei o que fazer... Isso nunca tinha acontecido, sempre comi inhame, em sopas, sucos ou purê,agora estou sem entender essa reação.

debora sisti disse...

Também tive reação alérgica ao descascar o Inhame cru, mas usei óleo de coco no local e os sintomas passaram... acho que vale tentar ao invés de medicar... cada caso é um.. mas sou a favor das terapias naturais e pra mim funcionou.

Unknown disse...

Bem amigos, hoje foi minha vez. Ja comi inhame na vida, e nunca tive problemas. Só q eu nunca tinha feito o dito cujo. Resolvi fazer uma carne hoje descasquei o inhame, e os outros legumes de repente começa o desespero ( e pra aumentar o desespero estou grávida, ou seja ja comecei a ficar mais neurotica ainda), lavei, passei alcool, mas nada de passar. Foi só o tempo mesmo, meu enfermeiro disse pra passar uma pomada e só mesmo, pq tomar antialergico na gravidez nao é uma boa. Agora estou aqui ja melhorou consideravelmente, mas as vzs ainda sinto uma pinicadinha, estou tentando não me apavorar. Pq com ctz meh nervosismo faz tudo piorar.... Mas pelo menos descobri esse relato e todos os comentários e vi q nao mata!kkkkk

Unknown disse...

Ola
Eu também descobri a alergia descascando.
Depois de descascar 6 inhames mias mao e braços começaram a coçar insuportavelemnte, muito muito, vc fica louco de desespero

Unknown disse...

Eu idem

Bárbara Rossi - Scientific and Naturalist illustrator disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

kkkkkkkk

cine foto disse...

Hoje foi minha vez, ao descascar o inhame no terceiro Já começou as coceiras nas mãos insuportável, e descobri que não é só o inhame, também tenho alergia ao descascar o chuchu passei. álcool vinagre tudo, inclusive ao descascá-lo eu coloquei na água, mas não adiantou nada, só depois de meia hora é que começou a diminuir.

Anônimo disse...

Olá

Aconteceu comigo semana passada, quando terminei de descascar o Ihame, uma coceira infeliz, umas fisgadas parecendo agulhas, só não chorei porque meu filho estava por perto e não queria amedrontar.
É horrível a sensação, coloquei água bem gelada, até que alíviou, mas depois que secou a água começou tudo novamente, eu coçava bastante, até que lembrei que. Casa eu tinha uma pomada dexametasona que uso pra picada de inseto, passei nos braços e foi aliviando aos poucos, mais demorou muito tudo isso passar.
Agora corta Ihame nunca mais. Deus zuliveeee

P.P disse...

Hahahahah Passei por isso hoje. Sempre fiz inhame e dessa vez deu essa bendita alergia ao descascar. Eu não surtei muito porque na roça tinha muita coisa que dava "pinico", que fazia a pele ter reação alérgica, então, tinha lembrança disso acontecer. Cozinhei e comi mesmo assim. Tava ótimo. A coceira e vermelhidão passaram naturalmente uma hora depois de lavar bem as mãos. Mas é bom ver que a gente não tá só, que é até comum. Se cuidem. 💗