Quem sou eu

Alguém que prefere usar as palavras à usar as pessoas.

terça-feira, outubro 17, 2006

Sociedade Alternativa

Quem não tem percebido que atualmente há cada vez mais pessoas decepcionadas adotando uma postura de neutralidade diante da realidade? Todo mundo sabe que o Brasil ainda é politicamente infantil e que anda amadurecendo, assim como nós pobres mortais, com as quedas e pedradas da vida.
Perdoem-me se o texto que segue soa como aqueles textos de escritores decadentes falando de história, mas infelizmente, a história faz parte do contexto.
Quando aqueles malucos ativistas conquistaram o direito à eleição, com as diretas já e blábláblá que vocês já estão fartos de saber, as pessoas acharam que a utopia de um mundo melhor enfim se tornaria realidade.
De lá pra cá o Brasil foi caminhando sob a direção da direita e os nossos ativistas sonhadores, bem como todo o povo foi se frustrando. Toda nova eleição uma nova esperança e sempre o final de uma gestão outra frustração.
Depois de tantas tentativas o povo, antes sonhador, estava saturado de tanta decepção e acabaram vendo na esquerda, antes menosprezada, a última esperança.
E que esperança!
Como o novo Cristo, acharam que ele redimiria o mundo das injustiças, desigualdades sociais, da ignorância, miséria e todos os males que assolam este humilde Brasil.
Mas a decepção foi do tamanho da esperança.
Ninguém viu diferença nenhuma no Brasil de ontem nem no de hoje.
E agora o Brasil está desesperançado.
Por um lado os defensores da esquerda se apegam a estatísticas e números pra cego ver, e tentam convencer que este governo foi bom, senão o melhor. Por outro lado, os defensores da direita tentam provar o contrário sobressaltando os erros e as falhas da última gestão. Dizem ainda que a esquerda já teve sua chance. Mas o povo sabe que todos já tiveram chances e todos fizeram igual. Desperdiçaram-na.
Diante dessa realidade, diversos partidos optaram por não fazer alianças, não apoiar nenhum lado nem outro. Diversas pessoas, que antes lutavam e sonhavam com um mundo melhor, agora preferem assinalar um apolítico por onde vão.
As pessoas estão cada vez mais apartidárias, apolíticas, atudo que tem direito.
E isso é ruim?
A meu ver não.
Já está mais que provado que o sistema político é muito complexo, muito caro e muito ineficiente. Eu nunca parei pra contar (mesmo porque eu odeio matemática) mas fico curiosa pra saber o total de políticos que são necessários.
O ministério público deve ter feito a conta, tanto que em 2004 comprou uma baita briga para reduzir o legislativo nas cidades. Mas mesmo sem parar pra contar eu imagino que se somar o número de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, governadores, senadores, e afins, somar o salário de todos eles, resultará em um numero estrondoso, que não duvide se eu disser que daria pra mudar o nosso pobre Brasil.
Mas essa é a minha utopia particular!
Sei que isso não vai acabar nem hoje nem amanhã, nem com Lula, nem com Alckimim, nem com fdp nenhum que suba lá em cima, então pra mim tanto faz.
E é por isso, só por isso, que eu queria ter dinheiro suficiente pra comprar uma propriedade enorme e ir viver nela, gerir uma nova constituição que fosse usada dentro dela onde fosse proibido, coisas como a palavra política, o uso de roupas quando a temperatura estivesse elevada, onde não existissem supermercados, apenas sementes para plantar e colher. E que cada família tivesse sua cabaninha onde resolvesse os seus problemas particulares sozinhos sem recorrer à opinião dos outros e a preconceitos sociais.
Convidaria todos os meus amigos para viverem lá e serem adeptos a essa nova sociedade alternativa, onde para ser feliz, não precisasse recorrer a alucinógenos nem barbitúricos, apenas ter vontade.
Não uma sociedade de pessoas rebeldes tentando provar pro mundo que o mundo não presta, apenas uma sociedade de pessoas, ali, naquele espaço, vivendo juntas e sendo felizes.Simples assim...

2 comentários :

Anônimo disse...

Veja bem, não tem do que redimir porque cada um cada um e te respeito.
Bem, sou apolítico não porque fulano fez isso ou ciclano deixou de fazer aquilo.
Acho que na sociedade cada um tem um papel em prol da humanidade em si. "Se" "eu" não cumpro o meu papel direito, me acho indigno de cobrar de quem quer que seja.
Faz tempo que não ajudo um orfanato, nem um asilo, faz tempo que não visito um hospital, nem levo nada a alguém que more numa favela, faz tempo que não faço nada por ninguém...
sei que como eu a grande maioria não faz nada, então a lógica é a seguinte.... com que moral vou cobrar de alguém?????
Outra coisa, ao votar, me coloco como responsável pelo meu ato, então se a pessoa que for eleita com meu voto, só trouxer a desgraça para a humanidade, então "EU" serei responsável por essa desgraça. Se meu eleito mandar matar, eu serei o mandante e também assasino... -"SE ELE ROUBAR" (o queé mais fácil), eu serei o ladrão.
por último, só para dar um ênfase na questão da ajuda, leia...
Tiago Capítulo 1, versículo 27 e
Mateus Capítulo 26, versículos de 34-40. Beijos

Naomi disse...

Oi Denise dei uma passadinha aki pra ler seu blog e te fazer uma visitinha ,qdo puder visita o connect girl tbm meu outro blog.http://connect-girl.blgospot.com bjinhos!!!